Castelo de Schwerin: Um conto de Fadas na Alemanha
Se você assim como eu adora histórias sobre castelos, o Castelo de Schwerin na cidade de Schwerin no norte da Alemanha é de fato um dever colocar no seu roteiro. Nesse post vou te mostrar fotos e contar detalhes sobre o Castelo envolvido por lagos e separado da sua cidade por uma ponte. Bora comigo!
0
|| Sobre a cidade e o Castelo de Schwerin ||
Primeiramente, a cidade de Schwerin é a capital de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, um dos 16 estados federais da Alemanha e conta atualmente com 100 mil habitantes, é a menor das capitais alemãs!
Localizada em meio a uma paisagem maravilhosa, a cidade tem diversos lagos que inclusive refletem o céu e o símbolo da cidade, o Castelo de Schwerin (ou em alemão Schweriner Schloss). Contudo, é uma pena que não tive a oportunidade de ver o castelo refletido na água, o céu estava no auge do seu cinza-inverno😞.
A cidade velha de Schwerin tem como característica suas românticas praças, becos estreitos e prédios de diversos estilos, incluindo o gótico. Passear e fazer compras na cidade velha é uma experiência a parte. Pode não parecer, mas nessa pequena cidade há muitas opções de lojas e centros comerciais. Como fui num domingo a tarde, tudo estava fechado, mas de fato existem muitas lojas.
Schwerin é uma cidade que tem a agenda cultural movimentada, oferece uma ampla variedade de shows, leituras, exposições culturais de verão e outros eventos famosos, bem como o grandioso festival de ópera Schlossfestspiele, o mercado de olaria, o festival de vinicultores e o mercado de Natal, que atraem visitantes de diversas cidades vizinhas.
Ainda que Schwerin ofereça boas atividades culturais, o centro de todas as atenções permanece no majestoso Castelo, sem dúvida uma das mais belas construções historicistas da Europa.
|| Como chegar em Schwerin? ||
Se estiver hospedado em cidades grandes como Berlin, Hamburgo, Bremen ou Hannover, você pode alugar um carro e pegar as perfeitas estradas alemãs, ou ir de Trem. Como eu estava hospedada em Hamburgo, pegamos um carro e demoramos 1 hora para chegar.
As opções são:
Alugar um carro: Você pegará uma boa parte da Autobahn, que são as estradas federais na Alemanha, elas são conhecidas por não impor limite de velocidade, há limites somente em alguns trechos urbanos, porém nada acontece se você o ultrapassar (dirija com responsabilidade🙂). Faça sua cotação abaixo com o parceiro do Blog, Rentcars.
Dica: paramos o carro em um estacionamento próximo ao Castelo e depois seguimos a pé, leve dinheiro e cartão, haviam as duas opções de pagamento, entretanto só conseguimos pagar com cartão. Veja no mapa abaixo.
Clique na setinha à esquerda dentro da caixinha para entender melhor o mapa 🙂
De trem até Schwerin Hauptbahnhof: Já comentei que andar de trem na Alemanha é bem fácil, entretanto você precisa se programar e comprar o ticket com antecedência para não perder a data ou horário desejados. Uma vez em Hamburgo me programei pra ir pra Hannover passar o dia, porém cheguei cedo na estação para comprar o ticket e já não havia mais. Depois que descobri a Rail Europe não passei mais por isso. Recomendo que faça a reserva do seu ticket aqui.
De ônibus: Se quiser ir pela estrada, mas não quer dirigir, você tem opção de ir de ônibus, a Flixbus vende passagens ida e volta com opções de horário a escolher. Nessa opção veja se vale a pena, pois saindo de algumas cidades o ônibus não vai direto.
Seguro Viagem
Na Alemanha e Europa no geral, o Seguro Viagem é obrigatório, eu mesma nunca viajo sem. Então, recentemente descobri a Seguros Promo e fechamos uma parceria incrível, consegui um super desconto pra você! Use o cupom DOCEDESTINO5 no site Seguros Promo e ganhe na hora 5% de desconto fechando seu Seguro e + 5% de desconto se pagar via boleto. Faça sua cotação abaixo 😉
|| Como funciona a visita ao Castelo de Schwerin? ||
A cereja do bolo em visitar a bela Schwerin está na visita ao belíssimo Castelo de Schwerin ou Schweriner Schloss. Na segunda guerra mundial ele serviu como maternidade e hoje abriga a sede do Parlamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Os recém chegados a cidade certamente ficam fascinados com sua imponência e provavelmente todos os habitantes sentem orgulho dele.
Suas torres altas e baixas, suas cores quentes e o fato de estar em perfeito estado de conservação tornam o Castelo uma experiência difícil de esquecer. Uau!
De castelo bonito a Alemanha entende bem.
Certamente você já deve ter ouvido falar do Castelo de Neuschwanstein, que fica no alto de uma montanha no sudoeste da Baviera. Schwerin é o oposto, é separado da cidade pelos lagos Schweriner See e Burgsee e está localizado numa pequena ilha facilmente acessível a pé.
O Castelo foi mencionado pela primeira vez na história em 973 e já haviam escolhido a ilha como uma localização estratégica para construí-lo. Sua aparência atual, com cinco alas, é resultado da reforma realizada por ordem do grão-duque de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Frederico Francisco II.
O Castelo possui 653 cômodos, só que nem todos abertos para visitação, com pisos de mosaicos, ricos entalhes em madeira e revestimento decorativo nos tetos.
Uma das áreas que mais me impressionei e passei mais tempo namorando foi a sala do trono, as colunas são de mármore luxuosos e as portas de ferro fundido folheadas a ouro, por exemplo.
Por fim vale a pena ver também a galeria de antepassados, a sala de refeições e o quarto da torre, de forma circular com vista panorâmica para o lago.
Com toda a certeza a visita ao jardim é uma experiência a parte, li relatos incríveis sobre passear entre as flores na época da primavera. Uma pena que fui no inverno e ainda pra piorar num dia chuvoso.
|| Como visitar o Castelo de Schwerin? ||
Os horários são: terça a domingo das 10h as 18h no verão e até as 17h no inverno. Visitar a área externa ou jardim do Castelo é de graça, para acessar a área interna o valor é 8,50 euros e 2 euros o audio guide (opcional). Eu aluguei o áudio (em inglês) e sinceramente viveria bem sem ele, porque o que é falado no áudio está escrito nas plaquinhas na entrada de cada sala. Mas ai vai do seu gosto: prefere ler ou ouvir em inglês?
|| Onde comer em Schwerin? ||
Dentro do castelo há um restaurante, mas preferimos procurar um restaurante na cidade e fomos bem felizes com essa decisão. Saindo do castelo e indo em direção a cidade velha, há algumas opções de restaurantes e cafés, com seus cardápios escritos em placas na rua, há ótimas opções. Ficamos em dúvida entre 2 opções, falarei um pouco sobre cada um. Os preços de todos que vimos eram muito parecidos, pratos entre 10 e 19 euros.
Um lugar super charmoso, com poltronas vermelhas e louças douradas, bem o estilo realeza. Quando sentamos para ver o cardápio, por volta de 15h/15h30, optamos por almoçar um prato de comida meeeesmo e não só um lanchinho, pedi um Schnitzel e o Daniel pediu uma carne de porco com mostarda. Foi engraçado as pessoas nas mesas ao lado olhando pra nós como se estivéssemos cometendo um crime, porque naquele horário todos estavam tomando o “café da tarde” e ainda íamos almoçar. Pra nós brasileiros almoçar nesse horário é normal, mas notamos que para os alemães não! Enfim, nosso almoço estava mara e depois pedimos 2 fatias de bolo pra comer no trajeto de volta, foi difícil escolher entre todas as opções lindas da vitrine de sobremesas.
Esse restaurante, embora alemão, faz aquele estilo restaurante americano moderninho, com bancos estofados e mesas retangulares. Foi uma disputa acirrada, escolhemos o outro mais pelo ambiente do que pelo cardápio. Nesse restaurante imagino que você se sentirá mais numa cidade grande do que na pequena Schwerin.
|| O que achei de Schwerin? ||
É um destino fácil de chegar e vale a pena o tempo gasto de viagem, pois não é todo dia que você pode ver ao vivo e a cores um castelo tão lindo que te faz sentir uma personagem dos filmes de realeza da Disney.
Vale a visita de um dia, a cidade é fotogênica, os restaurantes são bons e é fácil chegar de várias cidades da Alemanha por qualquer meio de transporte.
Pra finalizar, espero que eu tenha conseguido deixar você com vontade de visitar o belíssimo Castelo de Schwerin e esticar o passeio até a cidade.
Abraços, Emily.
Se esse post foi útil pra te ajudar no planejamento da próxima viagem, ficarei muito feliz se fizer suas reservas clicando nos links das empresas parceiras do Blog. Você não pagará nada a mais por isso e o Doce Destino receberá uma pequena comissão, assim nos motiva a manter o Blog no ar com conteúdo gratuito e interessante .
Compartilhe
(Foto de capa: WorldKnowledge0815 – https://commons.wikimedia.org)
Booking.com