Como aproveitar o melhor de Veneza: todas as dicas para economizar e passeios gratuitos.
Veneza não leva o título da cidade mais romântica do mundo por acaso, afinal ela é reconhecida como a “Cidade do Amor” por muitos casais em férias ou lua de mel.
Morei por quase 3 meses na Itália e visitei Veneza algumas vezes. A cada visita eu andava por uma nova viela ou passava em alguma ponte pela primeira vez. Isso faz parte dos encantos da cidade.
Uma coisa é certa: você irá se perder em Veneza! O Google te guiará para uma viela, mas você vai errar e entrará em outra. No final, você verá tantos lugares gracinha que se perder foi até algo bom.
Por isso, nesse post contarei pra você tudo o que fazer de graça em Veneza e algumas dicas para aproveitar o melhor dessa romântica italiana.
|| O que Veneza tem de especial? Minha visão sobre a cidade ||
Quando desci da estação de trem na primeira visita, senti amor à primeira vista. Avistei o Grande Canal repleto de barcos carregando pessoas, entregas de mercadorias, frutas e tudo mais. De fato não é uma cena comum de ver em outros lugares do mundo. Isso pra mim faz Veneza especial😍.
E as vielas? Por todo lugar existem pequenas vielas, onde você entra e acha que não vai chegar a lugar algum, mas de repente, você chega numa praça ou rua super movimentadas. Em uma cidade tão cheia de gente como Veneza muitas vezes me vi sozinha andando em uma ruela e pude tirar fotos e filmar a vida dos moradores sem pressa. Isso pra mim, também a faz muito especial.
E por último, mas não menos importante: os passeios de gôndolas! Ficar parada em cima de uma das 354 pontes da cidade vendo casais passeando de gôndola é uma atividade que você tem que fazer ao visitar Veneza. A felicidade dos passageiros das gôndolas é contagiante. E não apenas ver os outros, mas experimentar o passeio também é obrigatório, ao menos uma vez na vida. Isso é muito mais do que especial, é mágico.
|| Como chegar em Veneza ||
Até o momento, não há voos diretos do Brasil para Veneza, por isso é necessário fazer escala em cidades de países vizinhos como Frankfurt, Lisboa, Amsterdam, Bruxelas ou Paris.
Apesar disso, Veneza conta com um dos aeroportos internacionais da Itália com mais tráfego, o Aeroporto Marco Polo.
Saindo do Brasil, o mais comum para quem vai à Veneza é chegar no aeroporto de outras cidades italianas, como Roma, Florença ou Milão e pegar um trem até a estação Venezia Santa Lucia.
Você pode procurar pelo melhor preço de passagens aéreas para Veneza no buscador Passagens Promo, confira.
|| É possível gastar pouco em Veneza? Como economizar em Veneza? ||
Sem dúvida a minha primeira dica para economizar em Veneza é procurar um restaurante fora das atrações turísticas principais. Na praça São Marco, por exemplo, um simples Expresso pode custar uma fortuna nos cafés e restaurantes locais.
Saia do Brasil com um chip internacional de internet, assim você poderá usar a internet do seu celular para pesquisar tudo sobre o que fazer em Veneza quando estiver lá por lá. E certamente poderá postar todas as fotos e vídeos sem se preocupar. Faça sua cotação aqui.
Para economizar muito em Veneza, vá com um calçado confortável e faça tudo a pé. Trace um roteiro no Google Maps e caminhe pela cidade de um ponto turístico a outro.
A saber, o Vaporetto, que é uma embarcação muito comum utilizada como transporte público pelos canais de Veneza, é caríssimo. O ticket custa 7,50 euros e vale por 75 minutos. Em minha opinião, só vale a pena se você utilizar várias vezes, mas dessa maneira deixará de ver lugares incríveis em terra. Escolha!
Outra maneira de economizar em Veneza é tentar compartilhar o passeio de gôndola com outro casal ou alguem que esteja sozinho pela cidade. O passeio é tabelado, custa 80 euros, e leva até 5 pessoas. Obviamente que não será tão especial, mas pode ser uma alternativa pra quem estiver com orçamento apertado 😉.
|| O que fazer de graça em Veneza e aproveitar o charme da cidade ||
Saiba o que fazer de graça em Veneza para aproveitar cada minuto na charmosa e romântica cidade italiana. Para quem deseja uma viagem mais econômica, minha dica é optar pelos passeios gratuitos, já que o gasto com hospedagem e aéreo de fato não foi barato.
Confira os pontos turísticos que mais gostei em Veneza e que recomendo a visita.
Conheça o bairro Cannaregio e o Ghetto Nuovo
Uma atividade gratuita para fazer em Veneza é passear pelo bairro Cannaregio, segundo bairro mais extenso da cidade e o mais populoso. Não posso deixar de acrescentar que é um bairro super animado, repleto de lojas de artesanato, restaurantes e bares na beira dos canais. Se for o caso, procure pela Birreria Zanon, peça uma bebida e um petisco e sente em uma das mesas externas para curtir o movimento dos barcos pelo canal.
Além disso, no bairro fica o Ghetto judeu, uma área onde grande parte da população judaica veneziana mora. Inicialmente, setecentos judeus de ascendência italiana e da Europa Central viviam lá. No entanto, a população expandiu-se rapidamente. Por isso, atualmente mantém sinagogas, museu judaico e muitas roupas penduradas na janela. Visitar o bairro te mostrará como é a vida de quem mora em Veneza.
Se perca pelas ruelas de Veneza
Caminhar pelas ruelas da cidade e parar em cima das pontes para apreciar o cenário de Veneza faz parte de 80% do seu passeio. Como mencionei no começo do post, as vielas, pontes e canais fazem com que Veneza se torne especial comparando com as demais cidades da Itália. Muitas paredes dos prédios são sujas e descascadas, mas tô nem aí, esse é o charme local ❤.
Passe pela fotogênica Ponte Rialto
A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Durante muitos anos ela foi a única ponte a atravessar o Grande Canal, porém hoje existem 4 pontes no total. Ela já foi queimada, destruída, até mesmo caiu com o peso da multidão reunida para ver um desfile náutico em 1444. No entanto, após 1588 ela foi desenhada e reconstruída, tornando-se desde então, um dos ícones arquitetônicos da cidade de Veneza. Visite as lojas no decorrer da ponte e em seguida procure um disputado lugar em meio aos turistas para tirar fotos.
Subir no rooftop do T Fondaco dei Tedeschi
O T Fondaco dei Tedeschi é um pequeno shopping de luxo do lado da Ponte Rialto. Olhando o edifício por fora você não imagina o que te espera lá dentro: a arquitetura, iluminação e disposição das lojas encantam com seu luxo e sofisticação. Mas o melhor de tudo é que eles abriram o terraço para visitantes apreciarem Veneza do alto de graça! Uma atividade surpreendente e que quase ninguém conhece. Apesar de ser gratuito, é necessário reservar horário, clique nesse link aqui é fácil e rápido.
Visite a famosa Praça de São Marcos
Outro passeio de graça para fazer em Veneza é dedicar um tempo na Praça São Marcos, cartão postal da cidade. Piazza San Marco em italiano, atualmente abriga edifícios importantes da história de Veneza, como a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, Campanário da Basílica, a Torre do Relógio, entre outros. Tanto a Basílica, quanto o Campanário ou o Palácio Ducal vendem tickets para visitação. Eu optei por conhecer apenas a Basílica e gostei muito, antigamente era de graça, mas agora cobram 3 euros. Uma dica enquanto estiver na praça é: tome cuidado se estiver com sorvete ou petisco na mão, porque fica repleto de gaivotas e elas atacam turistas em busca de comida.
Contemple de longe a Ponte dos Suspiros
Um lugar muito fotografado por turistas em Veneza é a Ponte dos Suspiros, construída em 1600 para ligar o Palazzo Ducale à Prigioni Nove, primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Reza a lenda que os condenados a prisão saíam de seu julgamento no Palazzo e iam em direção à prisão andando pela ponte. Nesse momento, olhavam para fora através das janelas da ponte e davam um suspiro porque essa seria a última vez que veriam a luz do dia antes de serem presos. Apesar da trágica história, a ponte é uma graça e merece uma foto.
Curtir o pôr do sol do Mirante da Ilha de San Giorgio Maggiore
Certamente apreciei um fim de tarde com céu inesquecível nesse ponto e super recomendo. Logo depois de visitar a Ponte dos Suspiros, você verá um grupo de gôndolas “estacionadas” na água, é por ali que você deve olhar ao redor, não há um lugar bem definido. Aproveite a vista da Ilha de San Giorgio Maggiore ao fundo e o pôr do sol incrivelmente lindo, fechando com chave de ouro sua visita a Veneza.
Leitores do Blog Doce Destino tem Free Walking Tour em parceria com a Civitatis!
Primeiramente, se você gosta de passeios em grupo ou de saber mais sobre a história dos lugares que você viaja, essa dica é excelente. Basta acessar o link abaixo e escolher o dia e horário de interesse. É de graça, aproveite 😀.
|| Outros passeios em Veneza que podem ser interessante ||
Existem alguns passeios pagos para fazer em Veneza, mas que valem a pena para quem quer ter uma experiência completa na cidade. Sinceramente, não acho que precisa fazer todos, no entanto recomendo que reserve com antecedência para não correr o risco dos tickets se esgotarem.
Avalie se a experiência faz sentido para você:
Visitar o palácio Contarini del Bovolo
O Palácio Contarini del Bovolo é um dos edifícios mais chamativos de Veneza e pouco conhecido pelos turistas. Sua fama e nome são devido a curiosa escada em espiral que decora a fachada. Suba as escadas até o topo do edifício e contemple Veneza do alto. Reserve aqui.
Visitar a Basílica de São Marcos + Palácio Ducal
Incríveis mosaicos dourados fazem da Basílica de São Marcos uma das catedrais mais especiais do mundo, eu visitei e amei. Já o Palácio Ducal é uma construção que durante séculos representou o grande poder político de Veneza, por isso é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam Veneza. É possível visitar os dois pontos turísticos com um guia local, que contará várias curiosidades sobre esses dois icônicos pontos turísticos. Confira as datas e horários aqui.
Basílica de São Marcos durante a visita interna.
Passeio de gôndola compartilhado
Como já comentei, não é barato passear de gôndola pelos canais de Veneza, uma alternativa é fazer esse passeio compartilhado, dessa forma poderá economizar. Nesse post conto tudo sobre como é o passeio em casal de gôndola pelos canais de Veneza (em breve). Reserve aqui seu passeio.
Subir no Campanário de São Marcos
O Campanário é o edifício mais alto de Veneza e está localizado na praça São Marcos. Ao subir a torre, você terá uma vista fantástica que proporcionará boas fotos. Os ingressos são vendidos no local.
|| Quantos dias ficar em Veneza? ||
Em primeiro lugar, é possível aproveitar Veneza em quantos dias ou horas você tiver disponível no seu roteiro. Ou seja, não deixe de visitar a cidade caso você só tenha meio dia ou 1 dia livre.
Entretanto o ideal é que você fique pelo menos 3 dias em Veneza para conhecer grande parte dos pontos turísticos, entrar em igrejas, museus e não fazer nada correndo. Além disso, existem algumas ilhas vizinhas que merecem ser visitadas, como Murano e Burano. De repente, você pode separar 2 dias inteiros para Veneza e 1 dia para as ilhas.
Embora a realidade de muitos seja de visitar Veneza em apenas um dia, se for o seu caso, programe-se para chegar cedo e ficar até o início da noite pelo menos. Certamente com boa disposição conseguirá conhecer alguns bairros, caminhar pelas pontes, se perder pelos labirintos e vislumbrar os canais.
Eae, ficou com vontade de conhecer Veneza? Recomendo muito, pois fui muito feliz nas vezes que visitei a cidade.
Tem alguma dúvida? Conta pra mim nos comentários que ficarei feliz em ajudar.
Abraços,
Doce Destino e Emily
porém
Siga minhas viagens e dicas no Instagram e curta a Página no Facebook.