Curaçao, a ilha perfeita no Caribe. O que fazer e roteiro para 5 dias.
Sempre que alguém me pede recomendação de onde ir no caribe, eu sugiro Curaçao, pois é uma ilha linda e que tem muito o que fazer. Sabe aquele destino que você não precisa ficar dependendo de empresas de turismo e pode fazer tudo por conta? Então, é Curaçao! Uma ilha linda, colonizada por holandeses, segura e com praias em tons azul inacreditáveis.
Passei uma semana em Curaçao antes de fazer um Cruzeiro pelo Caribe e certamente voltarei um dia. Por isso, nesse post te conto tudo sobre o que fazer em Curaçao pra te deixar com vontade de programar suas próximas férias pra lá 😎.
|| Como chegar em Curaçao ||
Até o momento, não há voos diretos do Brasil para Curaçao, geralmente é apenas uma conexão na Cidade do Panamá. Quando fui, sai do Aeroporto de Guarulhos/SP e fiz uma conexão de 1h30 na Cidade do Panamá. Já na retorno, fui para os Estados Unidos num voo direto e aproveitei o resto das férias num Cruzeiro pelo Caribe saindo de Miami (contarei mais sobre o Cruzeiro num próximo post😉)
Você pode procurar pelo melhor preço de passagens aéreas para Curaçao no buscador parceiro do blog Passagens Promo.
|| Melhor época para visitar Curaçao – Quando ir ||
A melhor época para ir para Curaçao é de maio a novembro, durante a baixa temporada. Durante esses meses, você encontrará as menores tarifas aéreas e de hotéis.
Outro fator importante é que Curaçao não sofre a ira da temporada de furacões, com isso, sua vida marinha não é afetada pelas mudanças sazonais e você desfrutará de boa visibilidade no mar durante todo o ano.
O clima de Curaçao tende a ser ensolarado mesmo durante os meses em que outras ilhas do Caribe recebem chuvas torrenciais.
A temperatura média de Curaçao fica em torno de 26º durante todo o ano, por isso, se é sol e calor que você quer, qualquer hora será hora! No entanto, saiba que a maioria dos turistas vai para Curaçao entre dezembro e abril, fazendo com que as tarifas de hotéis e passagens aéreas disparem.
|| Curiosidades sobre Curaçao ||
Curaçao é um país constituinte do Reino dos Países Baixos (Países Baixos ou Holanda como conhecemos, na Europa, além de Aruba e São Martinho no Caribe). Atualmente conta com uma população de mais de 160 mil habitantes em uma área de 444 km².
As línguas oficiais faladas em Curaçao são o holandês, papiamento e inglês. Papiamento, a língua mais falada na ilha é uma mistura de português, espanhol e holandês.
Curaçao faz parte das Ilhas ABC, juntamente com suas ilhas irmãs Aruba e Bonaire, ou seja, é possível conhecer as outras ilhas na mesma viagem em voos de poucos minutos (mas não se engane, os voos não são baratos, programe-se bem e avalie se vale mesmo a pena).
As águas quentes e calmas de Curaçao são ideais para mergulho, snorkeling e outros esportes aquáticos.
Caso você se canse de praia (o que acho difícil por lá), fuja para Willemstad, a bela capital e cidade portuária com edifícios coloridos que apresentam a arquitetura da era colonial holandesa . Lá, você pode visitar museus, lojas, restaurantes e bares à beira-mar.
E por fim, Willemstad é a capital e maior cidade de Curaçao e uma das poucas cidades Patrimônio Mundial da UNESCO no Caribe.
|| O que fazer em Curaçao. E quais praias visitar em Curaçao ||
Certamente, a primeira dica do que fazer em Curaçao é curtir as praias! Embora Curaçao tenha alguns museus interessantes, atividades de mergulho com cilindro e passeios de barco, acredito que pegar um carro e poder explorar por conta as praias da ilha é o grande diferencial desse destino.
Conheça quais as praias mais interessantes de Curaçao e outras atividades que podem fazer a diferença na sua viagem.
Kenepa Grandi
Se não quer acabar com a memória do seu celular, então NÃO VÁ nessa praia. Você estaciona o carro, anda alguns passos e chega no mirante da praia, ou seja, sua primeira vista é do alto.
Depois de descer as escadas, encontre algum cantinho na praia, estenda a canga, abra sua bebida e comece as férias! A praia Kenepa consiste em duas praias, a Kenepa Grandi (praia maior) e Kenepa Chiki (a praia menor e mais íntima). É bastante isolada e há apenas uma estrada que leva a ambas as praias. Lá você pode alugar cadeira e guarda-sol caso queira passar muitas horas curtindo a praia. Embora, se chegar cedo, ainda conseguirá um espaço na sombra das árvores e o sol não será um problema.
Ah, Curaçao é grande. Por isso, recomendo alugar um carro para conhecer as praias mais afastadas ao invés de ficar preso a um roteiro de agência. No caminho entre uma e outra é possível parar nas praias menores se assim quiser, sem compromisso, e ficar pelo tempo que quiser. 😁
Quando necessário, nós sempre alugamos carro pela Rentcars ou RentalCars, os melhores buscadores de locadoras de veículos disponíveis no mercado. Só para ilustrar, eles cotam com locadoras como Hertz, Europcar, Sixt, Budget, Avis, Movida, etc. Pesquise, compare e alugue com o melhor custo-benefício.😎
Playa Jeremi
Localizada perto da vila de Lagun, no noroeste da ilha, a praia é composta em parte de areia, em parte de material vulcânico. No cantinho direito existem alguns corais vivos, excelente para snorkelling. De fato Playa Jeremi é uma praia mais rústica e sem estrutura, para quem gosta é excelente, pois como consequência, terão menos pessoas para disputar espaço na areia.
Cas Abao
Talvez o trecho de areia com aparência mais caribenha de toda a ilha. A pequena faixa branca que se esconde entre as falésias rochosas é um ótimo lugar para relaxar, nadar, mergulhar e aproveitar o calor tropical.
Há muitos guarda-sóis de palha, fornecedores de esportes aquáticos para as sessões de caiaque no mar, espaço de massagem, restaurante e até um playground no mar para viajantes com crianças. Paga 6 dólares por carro para acessar a praia.
Praia Porto Mari
Essa praia é tão linda quanto as demais, no entanto, oferece uma estrutura melhor que muitas para passar o dia por lá. Você paga 3 dólares por pessoa para acessá-la, e tem direito a usar o wifi, banheiros e uma pequena área coberta com cadeiras. Também há possibilidade de alugar cadeira e guarda sol a um preço justo. E por fim, o restaurante da praia oferece pratos deliciosos para almoço, vale a pena almoçar e depois relaxar pelo resto da tarde.
Kokomo Beach
Essa praia está fora da rota tradicional dos turistas. A primeira vista você irá reparar que a faixa de areia é pequena e há muitas pedras ao entrar no mar (a sapatilha aquática é imprescindível nessa praia). No entanto assim que mergulhar a cabeça na água você vai ignorar qualquer dificuldade que teve antes de entrar, pois a vida marinha é espetacular. É uma praia particular, o estacionamento é gratuito, porém paga para entrar. O bar da praia tem um grande terraço coberto com sofás, música e um cardápio excelente. Peça um lanche de pulled pork se estiver a fim de um lanche. Por fim, o balanço mais instagramável da ilha fica lá.
Jan Thiel Beach
Não é uma das praias mais lindas e com o mar mais azul turquesa de Curaçao, sobretudo é uma praia gostosa para passar o dia, devido a sua estrutura. É uma praia “POP”, com 4 restaurantes que variam entre moderno e refinado e há uma piscina com borda infinita aberta aos visitantes. Janthiel é o bairro mais luxuoso da ilha e onde concentram alguns dos melhores resorts, por esse motivo não espere uma praia comum. Por ser particular, cobram 3 dólares por pessoa para entrar, e possui estacionamento.
Mambo Beach
Estávamos hospedados num condomínio ao lado da Mambo beach, íamos a pé pra lá (em breve artigo sobre Melhores Hospedagens em Curaçao). A praia está localizada no sul da ilha, ao lado do Sea Aquarium (destino turístico muito famoso de Curaçao), e justamente por essa proximidade ela também é conhecida como Seaquarium Beach. Não é uma praia de referência de mar azul turquesa como Porto Mari por exemplo, mas vale a visita pela excelente estrutura de restaurantes, espreguiçadeiras e sombra na areia. Mambo Beach lembra um pouco as praias de Miami, devido pois tem um pequeno Boulevard-Shopping, com lojas de roupas, souvenires e sorveterias.
|| Visite Willemstad, a capital de Curaçao ||
Willemstad é o centro da Ilha, todo construído no estilo colonial holandês, com charmosas casinhas coloridas, museus, lojas, bares e restaurantes. Para chegar lá, passe literalmente em cima de um dos cartões postais da cidade, a Ponte Flutuante Rainha Emma. A ponte liga os distritos de Punda e Otrobanda de Willemstad.
mas
Como ela está em uma baía onde há movimentação para o porto, ela foi construída em cima de 16 botes flutuantes movidos a motor, para permitir a abertura de passagem para os navios. Uns 10 minutos depois que a atravessei, ela se abriu para um navio de Cruzeiro passar. É uma cena que não vemos todos os dias.
pois
|| Conheça Klein Curaçao ||
Klein Curação é uma pequena ilha a cerca de 1h30/2horas de barco de Curaçao. Ela recebe turistas diariamente para passar o dia aproveitando seu mar incrivelmente azul. A saber, não há moradores em Klein Curaçao, apenas uns restaurantes e um Farol desativado.
Na bandeira de Curaçao existem duas estrelas, uma maior, que representa Curaçao, e uma menor, que representa Klein Curaçao.
Pra quem sofre de enjoo em barcos, prepare um remedinho, porque o mar é bem mexido até chegar lá. As empresas de turismo vendem pacotes com tudo incluído: café da manhã, almoço e estrutura de praia. O valor é um pouco salgado, mas vale cada centavo, Klein Curaçao é incrivelmente linda.
Outras atividades em Curaçao
|| Dicas para aproveitar o melhor de Curaçao ||
A primeira dica é sobre como economizar em Curaçao. Antes de mais nada, se tiver espaço na sua mala, leve uma bolsa térmica para carregar lanchinhos e bebidas para as praias. Embora o foco seja economizar, algumas praias não tem bar ou restaurante.
Compre antes de viajar um tênis ou sapatilha aquática, pois algumas praias possuem pedrinhas na água e ficar descalça pode machucar os pés.
A moeda usada em Curaçao é o Florim das Antilhas (ANG), também chamado de Florim. A taxa de câmbio do Florim das Antilhas é fixa em relação ao dólar dos EUA. De fato aceitam dólar americano em toda Curaçao, porém o troco será em Florim, na conversão que eles fazem e que nem sempre você vai entender. Por isso, recomendo levar mais Florim do que Dólar.
Carregue seu próprio snorkel, máscara e pés de pato para não precisar ficar alugando nas praias. Vai por mim, toda praia você vai querer usar.
E então, gostou de Curaçao? Eu amei e recomendo MUITO. A ilha é incrível e não tem como não voltar de lá apaixonado.
Me conte nos comentários se já foi. Ou, caso tenha alguma dúvida, pode me perguntar!
Abraços.
Doce Destino e Emily.
Se esse post foi útil pra te ajudar no planejamento da próxima viagem, ficarei muito feliz se fizer suas reservas clicando nos links das empresas parceiras do Blog. Você não pagará nada a mais por isso e o Doce Destino receberá uma pequena comissão, assim nos motiva a manter o Blog no ar com conteúdo gratuito e interessante .
Lembre-se de fazer seu Seguro Viagem antes de viajar
Na maioria dos países do mundo o Seguro Viagem é obrigatório, e isso inclui Curaçao. Eu mesma nunca viajo sem e já precisei usar. Por essa razão, o Blog fechou uma parceria incrível com a Seguros Promo, consegui um super desconto pra você! Use o cupom DOCEDESTINO5 no site Seguros Promo e ganhe na hora 5% de desconto fechando seu Seguro e + 5% de desconto se pagar via boleto. Clique neste link aqui.
>> Se tiver dúvidas, acesse o artigo Seguro Viagem: Por que contratar? Descubra as vantagens.<<