Hamburgo na Alemanha | O que fazer na rica cidade portuária. Saiba tudo!
Nesse post darei dicas quentinhas do que vale a pena fazer nos arredores de Hamburgo como se você fosse um morador.
Passei 10 dias nessa cidade encantadora, então, poderei contribuir com informações riquíssimas para você montar o roteiro da sua próxima viagem à Alemanha. É possível visitar Hamburgo não apenas se hospedando na cidade, mas também em uma conexão ou um bate e volta de outra cidade. Confira!
Mas
|| Hamburgo – A Fênix europeia ||
mas
Primeiramente, imagine uma cidade que encanta a cada canal que você passa, seja a pé, de bike, de barco… Essa é Hamburgo! Vento forte, frio de rachar e prédios vermelhos tem pra dar e vender, além de boas opções de lojas chiquérrimas pra torrar seus ricos euros da carteira, ou só passar vontade!
Quando pensei em escrever sobre Hamburgo, a primeira palavra que me veio naturalmente a cabeça foi FÊNIX.
Hamburgo passou por desastres como O Grande Incêndio e bombardeios na Segunda Guerra e ainda assim, foi totalmente reconstruída e hoje é considerada uma das cidades mais ricas da Alemanha (e onde moram as famílias mais ricas do país).
Fome você não passará, tamanha a quantidade de cafés e restaurantes espalhados pela cidade, desde o mais simples que não dói converter pra real até o mais requintado que a conversão você nem se atreve a fazer, em resumo. Confira nesse post Onde Comer e Hamburgo.
Curte uma boa night? Ah, então você ficará satisfeito, eles sabem entreter 😉. E a arquitetura? É possível notar o contraste entre o moderno e o vintage, mas sem brigar. Como isso? Vem comigo que eu te conto!
|| Curiosidades sobre Hamburgo e sua História ||
Por isso
Em primeiro lugar, Hamburgo é oficialmente chamada de Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha (a primeira é Berlin), com uma população de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.
Embora
Em virtude de manter um grande movimento, detém o segundo maior Porto da Europa (o primeiro fica em Roterdã/Holanda), através do Rio Elba. Devido a sua grandiosidade o porto é informalmente chamado de Tor zur Welt (Portal do Mundo).
Por isso
Só para ilustrar, saiba que matrizes de grandes empresas escolheram Hamburgo para se instalar, como Beiersdorf (Nívea) Airbus e Unilever (depois vou falar sobre a deliciosa loja aberta ao público que eles oferecem).
Por isso
Quem vê a cidade hoje linda e rica como é, não imagina os maus bocados que já passou. Em maio de 1842, uma boa parte da cidade foi destruída por um grande incêndio que durou 4 dias. Infelizmente o incêndio destruiu igrejas, a prefeitura e inúmeros outros prédios. Assim, muitas pessoas morreram e mais de 20 mil ficaram desabrigadas. A reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.
Mas
Logo depois, durante a Segunda Guerra Mundial Hamburgo sofreu uma série de bombardeios devastadores, que mataram 50,000 civis e deixaram 750,000 pessoas desabrigadas.
Por causa disso e também para seguir o regulamento do planejamento urbano do ano de 1960, o centro da cidade perdeu muito de sua antiga arquitetura e como resultado atualmente conta com exemplos de arquitetura em prédios de variados estilos.
Embora
|| Como chegar em Hamburgo? ||
Na Alemanha e Europa no geral, o Seguro Viagem é obrigatório, eu mesma nunca viajo sem, ainda bem pois nessa viagem foi preciso acionar para o meu noivo. Por essa razão, recentemente descobri a Seguros Promo e fechamos uma parceria incrível, consegui um super desconto pra você! Use o cupom DOCEDESTINO5 no site Seguros Promo e ganhe na hora 5% de desconto fechando seu Seguro e + 5% de desconto se pagar via boleto. Clique neste link aqui.
Não há voo direto saindo do Brasil 😢, uma pena, pois acredito que esse é um fator importante do porquê que há poucos brasileiros viajando para lá. A viagem demora em média 15h e 18 horas, considerando uma conexão de tempo aceitável. Fui de Ibéria com conexão em Madri, o voo foi tranquilo e a chegada na Alemanha também. Planeje e pesquise voos promocionais para Hamburgo.
Por isso
Saindo do Aeroporto.
Primeiramente, como estava apenas com uma mala de mão, optei pelo metrô pra ir até o hotel que ficava na região central. Comprei o bilhete para o dia todo (+- 6,50 Euros) em uma das várias máquinas de bilhetes que ficam dentro do aeroporto. Posteriormente contarei um pouco mais como funcionam os transportes em Hamburgo.
Pra você ter noção de tempo, levei aproximadamente 30 minutos do aeroporto até a estação central de Hamburgo (Hauptbahnhof). A estação de trem da linha S1 da S-Bahn fica em frente aos terminais, é só seguir as placas.
Por isso,
Mas também, há opção de utilizar os taxis que ficam em frente a saída dos terminais. Caso queira reservar algum, pode contatar pelo site ou baixando o app, que inclusive atende em outras cidades da Europa.
Caso esteja viajando em grupo, eventualmente contratar um transfer pode ser financeiramente mais interessante, pesquise aqui as opções adequadas a você.
No aeroporto há wifi gratuito por 1 hora, é possível traçar sua rota no Google Maps até o destino. Tivemos dificuldade em conseguir conectar, por isso, é bom já sair do Brasil com um Chip de internet habilitado para evitar perrengue. Pesquise aqui o melhor plano para você.
Mas
|| Transporte em Hamburgo ||
Por isso
Primeiramente, é muito fácil se locomover pela cidade. Uma dica bem legal é adquirir antecipadamente o Hamburg Card e usá-lo pelo celular, com o cartão em mãos você terá acesso ilimitado a todo o transporte público, além de até 50% de desconto em mais de 150 atrações na cidade, vale a pena!
A princípio há opção para 1 até 5 dias de uso individual ou em grupo. Ótima alternativa pra quem prefere transporte público e tem intenção de conhecer mais de uma atração paga.
Foto: Flominator, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Além disso, outra opção é comprar seu bilhete de metrô, diariamente, de acordo com o destino que você vai. Ao comprar, nas maquininhas tem o campo “qual estação você está” e “qual estação irá descer”, e o cálculo do valor do bilhete é de acordo com a distância que você vai, variando entre 1,55 e 2,50 euros.
Ou seja, se está tranquilo de tempo e pretende descer em uma estação “X” e explorar a cidade a pé, indico comprar o bilhete só da ida e quando voltar para o hotel, compre o bilhete da volta.
Agora, se o tempo está curto e pretende pegar o metrô de um ponto turístico a outro, então é melhor comprar o bilhete de metrô diário, que custa +- 7,10 euros e fornece uso ilimitado dentro da cidade durante o dia todo, entendeu?
É bom saber que, as maquininhas não tem tradução para português, somente Inglês ou Alemão 😬.
Parece confuso, mas depois que pega o jeito, fica bem fácil. Toda estação possui máquinas de bilhete, você pode decidir na hora qual bilhete se adequa $$ a sua necessidade.
Farei uma postagem somente sobre o transporte em Hamburgo, porque há informações infinitas. #
Só para exemplificar
Aluguel de Carro em Hamburgo
Só para exemplificar, diariamente utilizamos metrô e aos finais de semana alugamos carro para visitar as cidades vizinhas.
O inverno em Hamburgo costuma ser chuvoso, desse modo, alugar um carro trará mais conforto nos dias de chuva (os dois fins de semana que passei lá, choveram bastante). Além disso, as estradas da Alemanha são ótimas. Recomendo fortemente alugar um carro pela Rentcars, faça sua cotação em mais de 100 locadoras e se você alugar através desse link, eu ganho uma pequena comissão. Muito Obrigada 😀.
Além disso
mas
|| O que fazer em Hamburgo? ||
Basicamente é passear entre os canais, visitar suas igrejas, museus e curtir a noite agitada oferecida pela Reeperbahn. Parece pouco, mas é o suficiente para te manter entretido durante uns 3 dias.
Como fiquei muito mais tempo que isso, meus dias não foram tão intensos, fiz tudo com calma, mas se não tiver essa mesma sorte, vou sugerir algumas opções do que fazer em Hamburgo pra você escolher.
O bom é que as atrações turísticas, em sua maioria, estão concentradas numa mesma região acessível de transporte público.
Por isso
Visitar a Rathaus
A Prefeitura de Hamburgo (em alemão Hamburger Rathaus) é a sede do governo, do poder executivo e legislativo. A Rathaus está localizada no centro da cidade, na praça Rathausmarkt e perto do lago Binnenalster ou só Alster. De fato o edifício neoclássico lembra um castelo no meio do centro da cidade. Além da fotogênica área externa, você pode acessar a área interna para tirar algumas fotos e ler os quadros que contam um pouco da história antiga e recente do local. E por fim, há visitas guiadas (pagas, em inglês ou alemão) a partir das 11h a cada meia hora, para conhecer as instalações (devido a Pandemia, sem data prevista para reabertura).
No entanto
Neuer Wall
Mais adiante da Rathaus encontramos essa rua M-A-R-A, cheia de lojas de luxo que me fizeram me sentir pobre (rs), tamanha quantidade de números nas etiquetas de preços nas vitrines. Marcas famosas como Gucci, Hermés, Bvlgari e Rolex dão suas caras por lá. É um passeio gostoso, mesmo que somente para olhar sem comprar. OBS: não é possível tirar foto da maioria das vitrines/fachadas das lojas, porque os seguranças não acham isso mó legal.
Porto de Hamburgo
O porto de Hamburgo é um porto marítimo no rio Elba, é o maior porto da Alemanha e é nomeado “Portal do Mundo” no país. Se quiser explorar um pouco mais a região pelo mar, de lá saem muitos passeios de barco, tem até alguns “barcos restaurantes” atracados. Desça na estação Landungsbrücken (brucken é ponte em alemão) e de cima da pequena ponte você terá uma bela vista do porto pra tirar fotos, em seguida desça em direção ao porto e vá caminhar pela beira do rio Elba, lá tem lojinhas de souveniers, restaurantes e pequenas “lanchonetes” se preferir algo mais barato e rápido para comer.
Veja o post Onde Comer em Hamburgo.
ELBPHILHARMONIE
Cartão postal de Hamburgo, ELBPHILHARMONIE significa “Filarmônica do Elba” é uma, digamos assim, obra de arte sala de concertos no bairro HafenCity. É uma das maiores e mais acusticamente avançadas salas de concerto do mundo, com 2150 lugares. A construção prevista para inaugurar em 2010, teve um pequeno atraso e foi inaugurada em 2017, com custo total de míseros 866 milhões de euros. Uau!
De fato o prédio é bem imponente, moderno e se assemelha a uma vela de embarcações, a uma onda de água ou a um cristal de quartzo.
Surpreendentemente lá dentro também comporta um hotel com 45 quartos. Você pode conhecer uma parte do interior comprando seus ingressos com antecedência por aqui ou enfrentando uma enorme fila da porta. Pra chegar até lá, desça na estação Baumwall e caminhe por 5 minutinhos.
Contemplar o Binnenalster ou Lago Alster Interno
Logo após caminhar pela Neuer Wall, você pode comprar um café e um croissant desses que vendem nas barracas de rua ou até mesmo das cafeterias da região e sentar-se nos degraus-bancos em frente ao lago Binnenalster e contemplar a bela paisagem de Hamburgo.
Descanse por alguns minutos antes de começar a saga em direção aos demais pontos turísticos.
Se me perguntar: Emily, isso é obrigatório? Não! Não é. Mas 10 ou 15 minutos que ficar por ali, não vai atrasar seu rolê. Próximo a estação Jungfernstieg.
Alsterhaus
Alsterhaus é a loja de departamentos mais conhecida de Hamburgo, com toda a certeza. Você encontrará itens de luxo das áreas de beleza, moda, acessórios, etc. no decorrer dos seus cinco andares. Se curte um ambiente “shopping”, dê uma passada por lá em dia chuvoso ou de muito frio. Saiba que há restaurantes e cafés lá dentro, com vista para o lago. Jungfernstieg 16-20, 20354
Reeperbahn
Passeei por lá num sábado, cheguei por volta das 17h, por isso consegui ver as lojas, clubes, restaurantes e sex shops ainda na claridade. Parecia um lugar tranquilo, não que não seja, mas é a noite que o bicho pega. As pessoas lotam as ruas e os clubes funcionam a todo vapor.
Entretanto
Na rua da “red light”, mulheres NÃO ENTRAM. Somente homens acima de 18 anos, aliás soube que se eu furasse a regra, seria delicadamente expulsa de lá pelas moças das vitrines. Não brinquei com a minha sorte rs.
no entanto,
Mas no geral, vi famílias e pessoas de todas as idades passeando e se divertindo. Nesse meio tempo entrei em alguns sex shops e me deparei com acessórios pra lá de bizarros. Esse sim é um passeio obrigatório, se você não curte clubes inferninho, há vários restaurantes e pubs mais “normais” pra entrar-sentar-comer-beber. Confira Onde Comer em Hamburgo.
Depois que sair da estação siga até a Praça dos Beatles, há figuras dos Beatles em estrutura vazada no formato de cada um deles, e depois siga até o bar Indra Club, onde em 17 de agosto de 1960, eles fizeram sua primeira apresentação das 48 próximas noites. Indra Club> Grosse Freiheit 64, 22767 Hamburgo. Beatles Platz> Reeperbahn na esquina da Grossee Freiheit.
Desse modo, a região de Reeperbahn é muito importante para a história de Hamburgo. Conheci um tour guiado super completo com grupo pequeno que começa pelo Porto e finaliza nos arredores do Bairro Vermelho, com explicações e curiosidades desses lugares. Se não quer ficar fora dessa, reserve sua excursão aqui e garanta sua vaga pro melhor dia e horário, pois os grupos são pequenos.
St. Michael’s Church ou Hauptkirche Sankt Michaelis – a igreja mais bonita de Hamburgo
Eu não curto muito visitar igrejas não, mas essa me rendeu 2 horinhas bem gastas lá dentro. Assim que você entra, páaaaa, já dá de cara com a incrível beleza do altar, depois dê uma olhada 360° e se impressione com o tamanho do órgão.
A saber, a cripta e torre são abertas para visitação, mediante compra do ticket, 5 euros torre/ 3 euros cripta. É uma das principais igrejas luteranas de Hamburgo e a maior da cidade, há 2500 lugares e sua torre possui 132 metros. Por fim, na entrada acima do portal da igreja há uma grande estátua de bronze com o Arcanjo Gabriel conquistando o diabo.
Como já comentei, Hamburgo passou por uma série de desastres e essa igreja também. Já foi destruída pela guerra, incêndio e até por um raio!
Deixando desastres de lado, saiba que na cripta há 2425 pessoas enterradas, alguns vitrais, quadros e fotos contando a história da igreja. Se quiser economizar, a visita á cripta é dispensável, mas à torre não! Você subirá uma pequena parte de escada e o restante de elevador. Lá em cima venta muito, mas vale a pena cada minuto, pois te proporcionará uma vista completa da cidade. E que vista 🙂 Englische Planke 1, 20459 Hamburg.
Chilehaus
Na tradução: Casa do Chile, é um ponto turístico apenas para apreciação. Esse edifício de escritórios localizado na região portuária foi construído com 4,8 milhões de tijolos escuros e devido à sua grande importância para as mudanças urbanas no século XX, como resultado foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2015. O Chilehaus é famoso por lembrar a proa de um barco. É uma construção bem diferentona e bonita de se ver. Fica próximo a estação Messberg.
Memorial de St. Nikolai
É uma antiga igreja que foi amplamente destruída durante os ataques aéreos em Hamburgo no verão de 1943. Hoje, a ruína é um lugar para lembrar as vítimas da Segunda Guerra Mundial. É uma sensação estranha quando você entra pelas portas do que ERA a igreja, você dá de cara com um lugar todo sem teto e com somente alguns pedaços de paredes.
Tudo ali foi destruído durante o bombardeio.
A torre está inteira, um elevador panorâmico de vidro leva os visitantes a uma plataforma de observação com 76 metros de altura. A cripta mantem uma exposição em memória da destruição do bombardeio e das mais de 34.000 vítimas. É necessário comprar ticket. Como visitei a St Michels, que é mais alta, na St. Nikolai optei por ficar contemplando-a do chão. Willy-Brandt-Straße 60, 20457 Hamburg
Miniatur Wunderland
Visite vários países do mundo em um só lugar, conheça uma das atrações turísticas mais famosas de Hamburgo, o Miniatur Wunderland, ou Terra das Maravilhas em Miniatura, o maior modelo ferroviário do mundo.
Separe de 3 a 4 horas do dia para visitá-lo, há muitos detalhes para ver e se encantar naquelas enormes maquetes.
Imagine ver os alpes Suíços e a fabricação dos Chocolates Lindt, ou as animadas luzes de Las Vegas e pessoinhas tomando sol em Miami Beach. Verá também pousos e decolagens do aeroporto internacional de Hamburgo, além de alguns fatos engraçados, como batidas de caminhão, dinossauros assustando criancinhas ou um homem trabalhando estressadíssimo dentro do seu apartamento e batendo com toda força na tela do seu computador! Eu poderia escrever mais umas 10 linhas dos detalhes que curti. E pra ganhar ainda mais vida, a cada 15 minutos as luzes se apagam para simular a noite, depois volta para o “dia”. Como era a atração que eu mais queria, comprei meu ingresso assim que cheguei na Alemanha, pois é somente com hora marcada. Garanta o seu ticket sem fila de espera e garanta o melhor horário aqui. Estação Baumwall é ponto de referência de localização.
Mas
Speicherstadt
Você não deve ter visto nada igual no resto do mundo. Speicherstadt ou Cidade dos Armazéns é o MAIOR distrito de armazéns do mundo, onde os edifícios foram construídos de 1883 a 1927 sobre fundações de estacas de madeira e está localizado no porto, no bairro HafenCity.
É difícil escolher uma foto para representar esse lugar, pois os canais e os prédios de tijolos vermelhos são imensamente fotogênicos.
Sendo assim, você pode (e deve) passear pelas muitas pontes distribuídas no bairro e depois escolher algum museu para visitar (caso goste de museu), ou basicamente seguir em direção a outra atração da cidade.
Interessante, não é? Quando planejar sua visita a Hamburgo, confira as datas disponíveis para realizar o tour por esse icônico distrito aqui.
Museu Marítimo
Se você faz o tipo #adoromuseu, então visite o Museu Marítimo de Hamburgo. Eu não faço parte dessa hashtag e meu noivo já visitou o museu e me contou o que tem lá dentro. É muito procurado por turistas, porque tem super a ver com a cidade portuária que você cá está! Possui mais de 40.000 itens relacionados a navegação e mais de um milhão de fotografias. Reserve sua experiência sem fila aqui.
No entanto
Hauptkirche St. Petri ou Igreja de São Pedro
Essa catedral protestante fica próximo a Rathaus, foi construída no início de 1189 e por volta de 1310 foi reconstruída em estilo gótico e concluída em aproximadamente 1418. As maçanetas das portas são de bronze no formato de uma cabeça de leão, é a mais antiga obra de arte de Hamburgo. Ela foi uma das que sofreu no grande incêndio, mas permaneceu intacta durante a Segunda Guerra. Eu gostei do altar um tanto quanto minimalista, passei um tempinho contemplando os quadros e depois sentei num dos bancos, fechei os olhos e agradeci por tudo.
|| Quando ir para Hamburgo? Melhor época para visitar Hamburgo ||
Saiba que Hamburgo no geral é frio e chove bastante. Fui no inverno em fevereiro com temperaturas em torno de 3 ou 5 graus, com muito céu cinza e pouco céu azul, e choveu praticamente todos os dias, mas não era uma chuva de dia inteiro, chovia e parava.
Nevou um pouco apenas um dia no final da tarde, eu soube que nesses últimos anos está nevando bem menos do que o normal. Uma característica marcante de temperatura são os ventos fortes.
Notei que os alemães não usavam guarda-chuva e achei estranho, depois entendi o porquê: os Hamburguenses usam blusas impermeáveis com touca (as calças que lutem pra secar!) e pronto.
O vento é tão forte que o guarda-chuva não dá conta, sai voando ou quebra, passei por isso e tive um ataque de risos, foi engraçado porque eu não sabia se me preocupava em segurar o guarda-chuva, meus cabelos, minha bolsa ou arrumava o cachecol, tudo voava.
Os meses mais quentes são junho, julho e agosto, com altas temperaturas de 20,1 a 22,5 ° C.
Os mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro, com baixas temperaturas de -0,3 a 1,0° C. A primavera é marcada por muitas flores e pólen (cuidado com a rinite) e outono por frio ameno (perfil frio europeu, não frio brasileiro).
Então Emily, mas quando ir para Hamburgo? Vá o ano todo e prepare a mala de acordo. Se surgir oportunidade para ir em dezembro, não deixei de ir pelo frio, leve seus casacos e aproveite o lado bom: os mercados de Natal.
Porém, o frio não foi impeditivo pra aproveitar a cidade. E também não será o seu!
|| E a internet em Hamburgo? ||
Assim que chegar no aeroporto, você terá acesso ao wifi por 1 hora para emergência, mas se já quiser sair do Brasil com chip internacional de internet ilimitado e evitar o perrengue chique de estar fora do país, porém sem poder postar uma fotchénha do “Cheguei”, clique aqui e veja o que mais adequa a sua necessidade.
Na rua da estação central, lojinhas de eletrônicos que vendem chip, eles colocam na hora pra você, o preço é tabelado e eles não negociam. Alguns restaurantes disponibilizam wifi, mas no geral, eu não tentaria a sorte de ficar sem minha própria internet sem saber falar alemão.
|| Dicas gerais sobre Hamburgo ||
- A hospedagem será o maior custo da sua viagem para Hamburgo, quanto mais próximo do centro mais caro os hotéis são, sem dúvida. O que você pode fazer para economizar é se hospedar um pouco mais distante e usar o metrô, que é barato. Confira aqui onde se hospedar em Hamburgo.
- Se precisa economizar, não pague pelo café no hotel, faça bom uso das cafeterias das estações ou das ruas.
- Outra saída é buscar comidinhas de rua tipo food truck ou comprar lanches no supermercado. Confira aqui Onde Comer em Hamburgo.
- Faça um walking tour gratuito pela cidade. Garanta sua vaga aqui. Benefício de quem é seguidor do Doce Destino 🤑
- Vários pontos turísticos são gratuitos, entrar nas igrejas é de graça, subir até as torres ou criptas é que são pagos. Então, escolha comprar os tickets numa igreja só.
- Estude o Hamburg Card (clique aqui), sem dúvida valerá muito a pena para você.
- Se o seu problema é tempo, uma ótima saída é fazer o tour pelo ônibus turístico, ele fará 15 paradas pelos principais pontos de interesse da cidade. Reserve aqui e se precisar, o cancelamento é gratuito.
- Se você chegar na Alemanha falando no volume alto brasileiro, certamente notará olhares estranhos em sua direção! Nossa adaptação demorou um pouco, ríamos e falávamos alto, dessa forma um de nós chamava a atenção do outro quando necessário, ou seja, sempre rs.
Eae, o que achou de Hamburgo? Comenta aqui embaixo pra eu saber.
É super possível combinar sua ida para lá com outras cidades da Alemanha.
Leia:
Luneburg – Alemanha (logo mais)
Abraços, Doce Destino e Emily.
Siga minhas viagens e dicas no Instagram e curta a Página no Facebook.
Mas
Se esse post foi útil pra te ajudar no planejamento da próxima viagem, ficarei muito feliz se fizer suas reservas clicando nos links das empresas parceiras do Blog. Você não pagará nada a mais por isso e o Doce Destino receberá uma pequena comissão, assim nos motiva a manter o Blog no ar com conteúdo gratuito e interessante
Compartilhe
2 Comments
Luiz Ortiz
Olá gostei muito de suas informações..queria saber se o bilhete diário vale para o trem (S1) e para o metrô (U)….vindo do aeroporto para o centro e qual a validade… obrigado
Emily Mesquita
Hello Luiz, Desculpe a demora, tive problemas com o site. Mas se ainda der tempo de te ajudar, quando você compra o bilhete diário nas máquinas existentes nas estações (inclusive dentro do aeroporto), ele informa certinho a validade (1,2,3 ou 5 dias) e quais linhas incluem. Dependendo onde estará hospedado, se for dentro da região “metropolitana”, valerá para todos os metrôs e trens que precisar. Se já foi para Hamburgo, espero que tenha gostado. Se ainda não foi, não deixe de ir. Abraços!