Roteiro de 8 Dias pela Itália: Da Arte Renascentista às Delícias Gastronômicas.
Viajar pela Itália é uma experiência maravilhosa e gratificante. Sem dúvida, a Itália é um país rico em patrimônio histórico e artístico, com uma arquitetura deslumbrante, arte renomada, e uma variedade de paisagens espetaculares. Nesse artigo, irei apresentar um Roteiro de 8 dias pela Itália, chegando pelo Aeroporto de Milão e estendendo até Roma, na região central do país. Vamos lá?!
por isso
Dia 1: Chegada a Milão
Chegando ao Aeroporto de Milão, faça o translado para o seu hotel em Milão e deixe esse primeiro dia do seu roteiro pela Itália menos movimentado, considerando o cansaço da viagem. Explore a cidade de Milão a pé, visitando a Catedral de Milão (Duomo), a belíssima Galeria Vittorio Emanuele II, o Teatro Alla Scala e o Quadrilátero da Moda. Parece muita coisa, mas esses pontos turísticos são bem pertinho um do outro. No entanto, para não perder tempo, recomendo que reserve seus tickets com antecedência. Confira aqui o do traslado no aeroporto , aqui o Teatro Alla Scala e aqui o Tour a Catedral de Milão.
mas
Dia 2: Milão
Primeiramente, visite o Castelo Sforzesco (ingressos aqui), um dos monumentos mais visitados de Milão. Em seguida, reserve um tempinho para fazer um típico passeio milanês, que é visitar o Parque Sempione (colado ao Castelo Sforzesco). Mais tarde, vá ao Museu da Última Ceia (ingressos aqui), local que eu não consegui ir, pois precisa reservar com bastante antecedência e eu não o fiz 😕. À noite se ainda tiver ânimo, escolha um restaurante na boêmia região de Navigli, o bairro dos canais, e aprecie os famosos “aperitivos milanês”. O esquema dos aperitivos é: você paga a bebida e pode comer à vontade! Sim, isso mesmo, e as comidinhas são deliciosas.
entretanto
Veja mais opções do que fazer em Milão em 1 dia:
primeiramente
Dia 3: Veneza
No terceiro dia do seu roteiro pela Itália, pegue um trem de alta velocidade de Milão para Veneza (+- 2 horas de viagem). Passe o dia explorando Veneza a pé, explorando os canais e vielas. Dedique um tempo para conhecer a Ponte Rialto, Praça de São Marcos, a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros. Se você é fã de arquitetura teatral, conheça o por dentro o Teatro Felice. E por fim, faça um passeio de gôndola pelos canais. Para não perder tempo em filas, deixarei aqui os links para compra dos ingressos antecipados da Basílica, Palácio Ducal, Teatro, Passeio de Gôndola. A noite, escolha qualquer restaurante que fique longe da Ponte Rialto e da Praça São Marcos, senão pagará caro e o jantar não será tão memorável.
Por isso
Veja mais opções do que fazer em Veneza em 1 dia:
no entanto
Dia 4: Florença
Pela manhã pegue um trem de Veneza para Florença (+-2 horas de viagem). Em Florença, faça o check in no hotel e em seguida visite o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchio e a Catedral de Florença (Duomo) (clique aqui). Guarde um pouco de energia para ir até a Praça Michelangelo e contemple o pôr do sol, será um dos mais lindos que apreciará na Itália. À noite, experimente a deliciosa Bisteca a la fiorentina, mas somente se você curte carne mal passada!
Dia 5: Florença
No quinto dia do seu roteiro pela Itália explore Florença com mais profundidade, visitando a Galeria Uffizi e o Museu da Academia para ver a estátua de David. Recomendo almoçar no Mercato Centrale, o Mercadão Central de Florença super frequentado por moradores locais.
primeiramente
Veja mais opções do que fazer em Florença em 1 dia:
mas
Dia 5: Florença (alternativo – Vilas da Toscana)
Caso você queira conhecer as vilas da Toscana e não faça tanta questão de visitar museus, eu super mega recomendo usar esse dia para uma excursão. O passeio dura o dia todo e visitará 3 lindas cidades da Toscana: Siena, San Gimignano e Monteriggioni, passando pela região do famoso vinho Chianti (clique aqui e conheça detalhes).
Agora, se o seu sonho é tirar uma foto com a famosa torre torta de Pisa, existe uma outra excursão que vai a Pisa, San Gimignano e Siena. Conheça e reserve com antecedência aqui.
entretanto
Veja mais opções de passeios de 1 dia saindo de Florença:
por isso
Dia 6: Roma
Pegue um trem de alta velocidade de Florença para Roma (aproximadamente 1 hora e 30 minutos de viagem). Faça check in no hotel e em seguida visite os pontos turísticos como o Pantheon e a Fontana di Trevi. Se der, estique até a Praça Navona. Se quiser conhecer esses e outros locais com um guia que contará a história local, cogite fazer um walking tour. Após as 15h quando o tempo estiver mais ameno recomendo visitar o Coliseu, Forum Romano e Palatino. Esse passeio da tarde já adianto que é cansativo e a temperatura irá influenciar, pois é quase todo feito ao ar livre. À noite, aproveite a autêntica cozinha romana e prove um Cacio e Pepe em algum restaurante local próximo ao seu hotel.
No seu Roteiro pela Itália inclua comer sem moderação!
por isso
mas
Dia 7: Roma e Vaticano
Visite o Vaticano, incluindo a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano. Explore os Jardins Vaticanos, se desejar. À noite, aproveite seu último jantar em Roma na região de Trastevere, de preferência nos restaurantes Tonnarello ou La Canonica Roma.
aliás
Veja mais opções do que fazer em Roma e no Vaticano:
primeiramente
Dia 8: Retorno a Milão
No último dia do seu roteiro pela Itália, se houver tempo antes do seu voo de retorno, você pode visitar outros locais em Roma dependendo de onde estiver hospedado, como a Praça Navonna, Monumento a Vitorio Emanuelle II ou Praça da Espanha. Pegue um trem de volta a Milão (aproximadamente 3 horas de viagem) e volte pra casa já planejando voltar e conhecer outras cidades que não deu tempo de visitar nessa viagem.
primeiramente
mas
por isso
Onde se Hospedar em Milão
Para aproveitar bem esse roteiro de 8 dias pela Itália, recomendo se hospedar em locais mais próximos aos pontos turísticos, mesmo que pague um pouco a mais por isso. No entanto, uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer é usar o Booking.com, o Pesquisador de Hotéis mais usado no mundo. Na lista abaixo, deixarei as recomendações baseado na minha experiência em Milão:
mas
por isso
O Hotel Tocq tem quartos modernos e fica pertinho da estação de metrô Porta Garibaldi, no centro de Milão.
Agora, se quiser ficar perto da noite movimentada do bairro Navigli, recomendo o florido Maison Borella.
Se quer ficar pertinho da Duomo e da famosa Galeria Vitorio Emanuelle, o BB Hotels Smarthotel Duomo é uma ótima pedida para sair a pé e voltar pro hotel sem crise no meio do passeio.
por isso
Onde se Hospedar em Veneza
Se hospedar em Veneza é uma experiência única, no entanto, é importante entender que há diferença entre se hospedar em Veneza (na parte histórica da cidade) e em Veneza Mestre (uma região no continente, separada por uma ponte). Para essa viagem rápida, recomendo se hospedar em Veneza Mestre, pela facilidade ao chegar e sair da cidade com MALAS. Vai por mim, é dificílimo andar por Veneza com malas, só compensa se ficar mais dias. Em suma, a partir de Veneza Mestre, você pode facilmente acessar Veneza utilizando o trem e depois para chegar ao centro histórico é só pegar o ônibus aquático Vaporetto.
O Leonardo Royal Hotel Venice Mestre fica bem pertinho da estação Veneza Mestre, o que facilitará seu movimento de ir e vir de Veneza.
Se o seu plano é ficar pouquíssimo tempo dentro da hospedagem, o ARBI VENICE STATION oferece quartos recém reformados em um predinho típico bem em frente a estação.
Mas se ainda assim quiser ter a experiência de se hospedar em Veneza mesmo, opte pelo clássico Palazzo Bembo, que fica próximo a uma estação de Vaporetto e a 10 minutos pra Praça São Marco.
Onde se Hospedar em Florença
A cidade de Florença oferece muitos apartamentos que são alugados por temporada. Pode ser uma excelente opção de custo x benefício durante a viagem. Em contrapartida, em Florença dá pra fazer tudo a pé ou usando os micro-ônibus para economizar nas caminhadas e ganhar tempo. Veja algumas sugestões de onde ficar.
Localizado no centro histórico de Florença perto da Ponte Vecchio, o Signoria 64 fica no 3o andar em um prédio com elevador.
Se a sua preferência é ficar em hotel, o Hotel Palazzo Benci é muito bem localizado e tem café da manhã incluído na diária (o que não é comum na Itália).
O Tornabuoni Suites Collection Residenza D’Epoca é um apartamento moderninho no centro histórico muito utilizado por brasileiros que visitam a cidade.
mas
Onde se Hospedar em Roma
Se hospedar perto da estação Termini é muito conveniente para chegar e sair da cidade, mas já me hospedei por lá e não recomendo a experiência. É longe de tudo, além de ser um lugar sujo e cheio de vendedores mal encarados ao anoitecer. Recomendo se hospedar em qualquer outro bairro já que Roma é repleto de pontos turísticos, facilmente você estará perto de algum.
mas
O Hotel Romano fica próximo a estação Colosseo e da janela do seu quarto poderá ver o Fórum Romano, ponto turístico que você irá visitar! Não tem café da manhã, mas existem vários cafés pelo bairro.
Se o seu desejo é tirar uma foto na Fontana di Trevi vazia, se hospede no Hotel Trevi e facilmente conseguirá essa façanha que poucos conseguem. Ele fica do ladinho da fonte. Acorde as 6h, tire as fotos as 6h15, volte pro hotel, durma mais um pouco e depois tome o café da manhã hehe.
Quer aproveitar a gastronomia de Roma? O melhor lugar pra ficar é em Trastevere. Opte pelo Nikis Collection Trastevere e aproveite os restaurantes mais famosos da cidade.
mas
Eae, espero que tenha gostado do meu roteiro de 8 dias pela Itália. É claro que um país como esse merece pelo menos 25 dias para conhecer boa parte das lindas cidades turísticas, mas… as vezes 8 dias é o tempo e dinheiro que temos🤑! Depois me conte se já foi pra Itália, se conheceu alguma dessas cidades que citei e por fim, o que mais gostou de lá.
Abraços
Doce Destino e Emily
Como Comprar Com Desconto Meu Seguro Viagem para a Itália
Na maioria dos países do mundo o Seguro Viagem é obrigatório. Eu mesma nunca viajo sem e já precisei usar. Por essa razão, o Blog fechou uma parceria incrível com a Seguros Promo, consegui um super desconto pra você! Use o cupom DOCEDESTINO5 no site Seguros Promo e ganhe na hora 5% de desconto fechando seu Seguro e + 5% de desconto se pagar via boleto. Clique neste link aqui.